Desenvolvimento
HUMANO
tratado com
RESPEITO


Se você tem notado em seu filho alguns sinais que possam estar relacionados a dificuldade de aprendizagem, talvez seja o momento de fazer uma Avaliação Neuropsicopedagógica.
Mas afinal, o que é
Neuropsicopedagogia?
A Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o aprendizado, como as pessoas aprendem.
Tem como função estudar o funcionamento do cérebro, de forma a entender como ele aprende, seleciona, transforma, memoriza, elabora e processa as sensações captadas ao seu redor.
O Neuropsicopedagogo Clínico, na sua formação, habilita-se para avaliar crianças e adolescentes com queixa escolar, apontando suas habilidades, competências e dificuldades. Faz a intervenção nas áreas relacionadas à aprendizagem e encaminha a outros profissionais casos que não façam parte de sua atuação profissional.
E quando eu devo procurar um
Neuropsicopedagogo?
Não existe um momento certo, mas você pode fazer uma Avaliação Neuropsicopedagógica quando observar alguns sinais como:
-
Atraso no desenvolvimento global;
-
Aquisição lenta do vocabulário;
-
Desorganização geral na folha (orientação espacial);
-
Baixo rendimento escolar;
-
Falta de interesse nos estudos;
-
Dificuldade de raciocínio lógico;
-
Falta de atenção e concentração;
-
Dificuldade para interpretar o que lê;
-
Entre outros.
Avaliação Neuropsicopedagógica
Avaliação Neuropsicopedagógica é uma ferramenta que o profissional da área utiliza para identificar dificuldades de aprendizagem e assim chegar a um diagnóstico e plano de intervenção.
Durante a avaliação, o Neuropsicopedagogo investiga o desempenho das habilidades, funções motoras e executivas por meio de testes e escalas padronizadas, além de utilizar a observação clínica, lúdica e do material escolar. E dependendo do caso, o contato com a escola, família e demais membros do convívio também tornam-se relevantes para a compreensão do quadro clínico e do projeto de intervenção que deverá ser aplicado.


O acompanhamento neuropsicopedagógico contribui significativamente para os aprendizes desenvolverem o potencial humano, criarem vínculos e melhorarem as habilidades.
O papel do profissional de Neuropsicopedagogia é, junto com o aprendiz, descobrir as melhores formas de estudo e aprendizagem.

Lúcia Aguiar
Mãe atípica, atuo na Educação há 24 anos, dos quais me dediquei à Gestão Escolar em parte ministrando aulas de Matemática e Física. Sou graduada em Matemática, Pedagogia e graduanda pela Universidade Federal de São Carlos em Educação Especial Inclusiva. Possuo algumas especializações e capacitações na Educação, Educação Especial, Neuropsicopedagogia e Transtorno do Espectro Autista.
SBNPp 13233